Clínica de Oftalmologia Dr Horácio Correia - Doença dos Olhos / Cirurgia de Catarata

Cirurgia de Catarata

Bookmark and Share



A catarata só pode ser diagnosticada através de um exame oftalmológico completo. Atualmente, não existem tratamentos médicos capazes de curar ou evitar o aparecimento da catarata, sendo a cirurgia o único método terapêutico eficaz.

 

Como é a cirurgia de catarata?

O maior avanço técnico na cirurgia de catarata foi a facoemulsificação com recurso a ultra-sons. Este procedimento consiste na realização de uma pequena incisão corneana (de 2.2 a 2.7 mm de tamanho), através da qual a catarata é fragmentada e aspirada simultaneamente. O passo cirúrgico seguinte consiste na colocação de uma lente intraocular para subsitutir o cristalino.

Em comparação com a técnica prévia (extração extracapsular de catarata), a facoemulsificação permite que a cirurgia seja realizada com o olho "fechado", diminuindo o risco de complicações intra e pós-operatórias. A recuperação visual é mais rápida e há menos reação inflamatória pós-operatória, oferecendo maior segurança e conforto para o doente.

 

É necessário internamento para a cirurgia?

O procedimento cirúrgico é realizado sob anestesia local (colírio ou bloqueio), sem necessidade de internamento.

 

Qual a composição da lente intraocular?

A lente intraocular que é colocada para substituir o cristalino não apresenta qualquer tipo de rejeição. O material usado no fabrico das lentes é polimetilmetacrilato (PMNA), silicone ou acrílico.

 

Qual será a visão alcançada após a cirurgia?

A maioria dos doentes (99%) apresenta melhoria da visão imediatamente após a cirurgia e regressa às atividades em dois ou três dias. No entanto, essa recuperação é variável de doente para doente. Os resultados são permanentes, oferecendo ao doente uma boa visão, desde que não apresente outras patologias, tais como a retinopatia diabética, as doenças degenerativas da retina e o glaucoma. Para determinar o prognóstico pós-operatório, é necessário realizar exames pré-operatórios, de modo a que o doente tenha uma expectativa da visão pós-operatória.

 

A catarata pode voltar depois da cirurgia?

Após a cirurgia, a catarata não voltará mas a cápsula posterior do cristalino (parte que sustenta a lente intraocular) pode opacificar. Neste caso é necessário a realização de uma abertura nesta cápsula recorrendo ao LASER YAG. Este procedimento é simples, rápido e indolor.

 

Notícias em destaque

IOL MASTER 500 vs BIOMETRIA DE CONTATO

  As grandes vantagens da biometria realizada pelo IOL Master 500 são o não...

iTrace - Novo equipamento disponível

A Clínica Oftalmológica Dr. Horácio Correia vai ter disponível um novo...
ASCRS 2015 em San Diego

ASCRS 2015 em San Diego

O Dr. Faria Correia participou como palestrante no Congresso da American Society of Cataract and...