Clínica de Oftalmologia Dr Horácio Correia - Doença dos Olhos / Cirurgia de Ceratocone (CrossLinkng; Segmentos de Anel Intraestromal)

Cirurgia de Ceratocone (CrossLinkng; Segmentos de Anel Intraestromal)

Bookmark and Share


Quando a cirurgia está indicada?

O tratamento cirúrgico está classicamente indicado com o objetivo de melhorar a visão e para estabilizar a progressão da doença.

 

Que cirurgias podem estar indicadas?

O tratamento cirúrgico era exclusivamente o transplante de córnea até meados dos anos 1990. Entretanto, há cirurgias alternativas com diferentes objetivos, que podem ser indicadas em diferentes fases da doença:

  • Crosslinking
  • Segmentos de Anel Intra-corneanos
  • Ablação de Superfície Personalizada
  • Lente Intraocular (LIO) Fáquica

 

CROSSLINKING

É uma técnica cirúrgica minimamente invasiva que promove o aumento do número de ligações covalentes no estroma corneano. O método consiste na combinação de riboflavina (vitamina B2), que funciona como molécula foto-sensibilizadora, com a radiação ultravioleta tipo A. O procedimento tem como objetivos aumentar a rigidez e estabilizar a biomecânica da córnea, evitando a progressão da ectasia

 

IMPLANTE DE SEGMENTOS DE ANEL INTRA-CORNEANOS

Em comparação com o transplante da córnea, este procedimento apresenta-se como uma alternativa menos invasiva, segura e eficaz no tratamento do ceratocone. A indicação cirúrgica está portanto relacionada com a performance visual do doente. A técnica de disseção do túnel para implante de segmento(s) de anel intra-estromal pode ser realizada de forma manual, bem como assistida com LASER Femtosegundo. Estudos comparativos apontam para melhores resultados com o LASER Femtosegundo, em termos de visão atingida e de complicações pós-operatórias.

 

ABLAÇÃO DE SUPERFÍCIE PERSONALIZADA

A ablação de superfície avançada (ASA) personalizada por LASER Excimer pode ser indicada para regularização da superfície da córnea, com o objetivo de reduzir o astigmatismo irregular. A mesma cirurgia é também usada na correção visual a LASER para tratamento refrativo (miopia, hipermetropia e astigmatismo), de forma a reduzir a dependência de correção visual por óculos ou lentes de contato. Entretanto, o objetivo da ablação de superfície personalizada para ceratocone deve ser diferenciada. No caso da ASA para ceratocone, o objetivo é terapêutico, não sendo a correção do erro refrativo mas sim a redução da irregularidade a prioridade do tratamento, possibilitando uma melhor visão corrigida com óculos ou lentes de contato. Esta cirurgia é combinada com crosslinking, procedimento designado por Protocolo de Atenas e é realizado de forma sequencial (no mesmo dia).

 

LENTE INTRAOCULAR FÁQUICA

O implante de LIO fáquica está indicado para o tratamento refrativo (miopia e astigmatismo). Esta cirurgia está classicamente indicada em casos de anisometropia (diferença de erro refrativo entre os olhos), mas pode ser realizada  como alternativa à correção por óculos e lentes de contato de forma eletiva (opcional). 

 

Caso o ceratocone esteja muito avançado e não seja possível nenhuma destas opções terapêuticas, a única solução é recorrer ao transplante de córnea.

 

Os tratamentos disponíveis podem ser combinados?

Sim. A combinação dos tratamentos descritos designa-se por Bioptics Terapêutico. Este conceito foi recentemente introduzido na Oftalmologia, tendo particular interesse na área do tratamento do ceratocone e de outras doenças ectásicas da córnea. Considerando que o crosslinking efetivamente estabiliza a córnea por aumentar a sua resistência à deformação, outras opções terapêuticas podem ser usadas para remodelar a arquitetura corneana. A combinação de tratamentos é um dos pontos de maior interesse para o doente, de forma a permitir uma reabilitação visual rápida e evitar a progressão da doença.

 

 

Notícias em destaque

IOL MASTER 500 vs BIOMETRIA DE CONTATO

  As grandes vantagens da biometria realizada pelo IOL Master 500 são o não...

iTrace - Novo equipamento disponível

A Clínica Oftalmológica Dr. Horácio Correia vai ter disponível um novo...
ASCRS 2015 em San Diego

ASCRS 2015 em San Diego

O Dr. Faria Correia participou como palestrante no Congresso da American Society of Cataract and...