Clínica de Oftalmologia Dr Horácio Correia - Doença dos Olhos / Cirurgia de Glaucoma

Cirurgia de Glaucoma

Bookmark and Share



A cirurgia para o glaucoma têm como principal objetivo a redução da pressão intraocular. Uma das principais indicações cirúrgicas ocorre quando o tratamento médico (com colírios anti-hipertensores) não é eficiente. Em situações particulares, a cirurgia pode ser sugerida como primeira opção terapêutica.

 

Outras opções terapêuticas podem ser tentadas antes de recorrer à cirurgia, nomeadamente a trabeculoplastia a LASER. Para decidir o tipo de conduta mais apropriada ao doente é necessário ter em conta diversos fatores, como por exemplo o tipo e o estadio do glaucoma, bem como a resposta ao tratamento médico previamente instituído.

 

A cirurgia convencional do glaucoma é denominado por uma “cirurgia filtrante", e consiste na criação de uma fístula de filtração, permitindo a passagem do humor aquoso de dentro do olho para o espaço subconjuntival (fora do olho).
A cirurgia que se realiza mais frequentemente é a trabeculectomia. Neste procedimento, o cirurgião remove uma pequena parte da esclera próxima da córnea, deixando um pequeno canal para aumentar a drenagem do humor aquoso e reduzir a pressão intraocular. Em situações especiais, pode ser necessário o implante de uma válvula de filtração através da pequena incisão escleral. A cirurgia é geralmente realizada sob anestesia local e o período de recuperação pode variar de alguns dias a semanas.

 

A cirurgia não tem como objetivo recuperar ou melhorar a visão, mas sim reduzir a pressão intraocular de forma a evitar mais perda progressiva de visão.


O regresso do doente às suas atividades depende da evolução pós-operatória. As complicações da cirurgia de glaucoma são pouco frequentes e incluem, infeções, hemorragias, perda de visão e alterações indesejáveis da pressão intraocular (aumento ou redução acentuados). Ocasionalmente, pode ser necessário re-intervenção cirúrgica. Também há situações em que é necessário o uso de medicação para manter a pressão baixa mesmo após cirurgia.

Notícias em destaque

IOL MASTER 500 vs BIOMETRIA DE CONTATO

  As grandes vantagens da biometria realizada pelo IOL Master 500 são o não...

iTrace - Novo equipamento disponível

A Clínica Oftalmológica Dr. Horácio Correia vai ter disponível um novo...
ASCRS 2015 em San Diego

ASCRS 2015 em San Diego

O Dr. Faria Correia participou como palestrante no Congresso da American Society of Cataract and...