Clínica de Oftalmologia Dr Horácio Correia - Doença dos Olhos / Consulta de Catarata

Consulta de Catarata

Bookmark and Share


O cristalino é uma lente transparente situada na parte anterior do olho e que foca a luz sobre a retina, que está no fundo do olho. Quando o cristalino se torna opaco, chama-se CATARATA.

Causas e Sintomas
Há muitos tipos de Catarata. Na sua maioria, são causadas por uma mudança na composição química, que provoca a opacificação do cristalino. Essa mudança pode ser devida a diversos fatores:

  • CATARATA SENIL: o processo normal de envelhecimento pode causar um endurecimento do cristalino, tornando-o opaco. Esse tipo de catarata é o mais frequente e pode ocorrer a partir dos 40 anos de idade.
  • CATARATA CONGÉNITA: podem ocorrer cataratas mesmo em crianças. Esses casos são normalmente, consequência de um processo hereditário ou provocado durante a gestação do bebé por algum problema da mãe.
  • CATARATA TRAUMÁTICA: pode ocorrer quando o olho sofre algum tipo de traumatismo grave, como uma queimadura, um golpe ou pancada.
  • CATARATA SECUNDÁRIA: certas doenças, como a diabetes, podem causar este tipo de Catarata.
Geralmente a Catarata não apresenta sinais externos em seus estadios iniciais. Qualquer alteração da nitidez de visão deve levá-lo a procurar imediatamente um Oftalmologista. Com o avanço da doença podem surgir sinais externos, como a alteração da cor das pupilas e dificuldade na execução de tarefas, principalmente à noite, sem a luz natural do dia.


Tratamento
Quando a catarata causa uma perda de visão, que comece a interferir no trabalho ou na vida quotidiana da pessoa é altura de a extrair.
A cirurgia é a única forma eficaz de tratar a Catarata. Tem um elevado índice de êxito, mais de 99% dos doentes recuperam a visão perdida pela Catarata. A cirurgia pode ser realizada com anestesia local, é rápida e segura. Não provoca grandes desconfortos ao doente e raramente ocorrem complicações pós-operatórias. Uma vez retirado o cristalino opaco do olho, é necessário introduzir uma lente dentro do olho (lente intraocular).
A clínica dispõe dos meios técnicos mais avançados no planeamento cirúrgico. O cálculo da lente intra-ocular é efetuado por biometro ótico de interferometria parcial de coerência ótica (IOLMaster 500, Carl Zeiss Meditec®), considerado o mais preciso e eficaz. A tomografia de segmento anterior (Pentacam, Oculus®) dispõe de software para estadiamento da catarata e avaliação da qualidade ótica corneana, permitindo o planeamento de cirurgia de catarata personalizada e segura.
Notícias em destaque

IOL MASTER 500 vs BIOMETRIA DE CONTATO

  As grandes vantagens da biometria realizada pelo IOL Master 500 são o não...

iTrace - Novo equipamento disponível

A Clínica Oftalmológica Dr. Horácio Correia vai ter disponível um novo...
ASCRS 2015 em San Diego

ASCRS 2015 em San Diego

O Dr. Faria Correia participou como palestrante no Congresso da American Society of Cataract and...