Clínica de Oftalmologia Dr Horácio Correia - Doença dos Olhos / Consulta de Córnea

Consulta de Córnea

Bookmark and Share


A Córnea é a parte transparente anterior do olho que recobre a íris e pupila. Além de proteger as estruturas intra-oculares, funciona como uma lente que, juntamente com o cristalino, foca a imagem na retina.

Nesta consulta estudamos diversas patologias que podem envolver a córnea:
  • degenerativas, por exemplo o ceratocone e a degenerescência marginal pelúcida;
  • inflamatórias, por exemplo a ceratite intersticial;
  • infeciosas, sejam de etiologia bacteriana, viral ou fúngica;
  • traumatológica.

ÚLCERA DE CÓRNEA
A úlcera de córnea é a principal e mais temida complicação do uso das lentes de contato. Esta patologia é sempre considerada como um quadro grave, podendo deixar sequelas visuais importantes, incluindo a perda total da visão.
Neste contexto, a principal etiologia é bacteriana, mas pode ser causada também por protozoários e fungos.
Existem vários fatores de risco que predispõe ao aparecimento de úlceras de córnea bacterianas em portadores de lentes de contato. O fator mais importante é o uso prolongado, como por exemplo dormir com lentes. A manutenção inadequada e principalmente a falta de desinfecção também contribuem para o aparecimento desta complicação.


O que é o CERATOCONE?

O ceratocone é uma doença rara em que a córnea sofre um adelgaçamento e desenvolve uma protuberância cónica (ectasia). Assim, a forma da córnea é alterada e a visão torna-se distorcida. O ceratocone pode limitar algumas actividades diárias, tais como a condução, escrita, leitura e ver televisão


Quais são os sintomas do Ceratocone?

Afecta ambos os olhos, embora os sintomas em cada olho possam ser diferentes. Geralmente, os sintomas começam a ocorrer em pessoas que estão na adolescência ou início da idade adulta, e podem incluir:
  • visão turva e distorcida;
  • aumento da sensibilidade à luz;
  • ligeira irritação dos olhos.
A taxa de progressão é variável, havendo maior probabilidade de progressão da doença até aos 30 anos de idade.
Conforme a doença progride, os sintomas mais comuns incluem:
agravamento da visão distorcida;
  • aumento da miopia e/ou astigmatismo;
  • mudança frequente na prescrição de óculos;
  • intolerância a lentes de contato.
Ocasionalmente, o Ceratocone pode avançar rapidamente, fazendo com que a córnea fique com cicatrizes. Este tecido cicatricial induz uma diminuição da transparência corneana, resultando em mais dificuldade visual.


Qual é a causa do Ceratocone?
A causa do Ceratocone ainda não é conhecido. Alguns pesquisadores acreditam que a genética desempenha um papel, já que 10% das pessoas têm também um membro da família com esta doença.


Como é tratado o Ceratocone?
O tratamento depende da gravidade da patologia. Durante os estadios iniciais, a visão pode ser corrigida com óculos. Quando o ceratocone progride, lentes de contacto rígidas podem ser necessárias para que a visão não seja distorcida. Também pode ser tratada com implantes intracorneanos, que são pequenos segmentos de anel implantáveis que podem remodelar a forma da córnea.
Outra opção de tratamento para o ceratocone é o crosslinking. Este procedimento é um novo tratamento que usa um laser UV e riboflavina para promover o fortalecimento das fibras de colágeno que compõem a córnea. Este tratamento visa achatar e endurecer a córnea, impedindo a protrusão cónica.
Quando uma boa visão já não é possível com os tratamentos referidos previamente, um transplante de córnea pode ser recomendado. Esta cirurgia só é necessária em cerca de 10 a 20 por cento dos doentes com ceratocone. No transplante de córnea, o oftalmologista remove a córnea doente, substituindo-a por uma córnea dadora saudável. Pode demorar até um ano ou mais para recuperar a boa visão após o transplante de córnea. Um transplante de córnea pode aliviar os sintomas do ceratocone, no entanto poderá não lhe proporcionar uma visão totalmente perfeita.
Notícias em destaque

IOL MASTER 500 vs BIOMETRIA DE CONTATO

  As grandes vantagens da biometria realizada pelo IOL Master 500 são o não...

iTrace - Novo equipamento disponível

A Clínica Oftalmológica Dr. Horácio Correia vai ter disponível um novo...
ASCRS 2015 em San Diego

ASCRS 2015 em San Diego

O Dr. Faria Correia participou como palestrante no Congresso da American Society of Cataract and...