Clínica de Oftalmologia Dr Horácio Correia - Doença dos Olhos / Consulta de Estrabismo e de Oftalmologia Pediátrica

Consulta de Estrabismo e de Oftalmologia Pediátrica

Bookmark and Share


O ESTRABISMO está presente quando os olhos não estão alinhados ou não se movimentam juntos de forma normal.
A presença desta patologia é uma das razões mais importantes pela qual a criança deve ser examinada por um oftalmologista antes dos 3 anos de idade. Algumas vezes é difícil perceber se o alinhamento e a movimentação combinada dos olhos de uma criança são normais.  O quadro clínico pode ser subtil e passar despercebido ou, pelo contrário, algumas crianças que aparentam ter estrabismo na verdade são normais (pseudoestrabismo). Daí a importância do exame ocular realizado pelo oftalmologista. O exame oftalmológico também permite a identificação de outras problemas oculares na criança.
O estrabismo pode ser a causa de problemas visuais ou também indicar a existência de outras doenças (oculares ou sistémicas).
O tratamento do estrabismo é bastante variável, dependendo de cada caso. Ele visa à normalização da visão e da binocularidade, tanto quanto possível, além da correção do aspecto estético. Em alguns casos, uma ou mais cirurgias podem ser necessárias. Quanto mais cedo o estrabismo for detetado e tratado, melhores resultados serão obtidos. Os estrabismos diagnosticados tardiamente podem induzir perdas visuais irreversíveis.

A obstrução congénita do canal nasolacrimal é a causa mais frequente de lacrimejo excessivo na criança, ocorrendo em cerca de 5 a 8% das crianças. Esta patologia provoca também conjuntivites purulentas de repetição desde o nascimento.
A obstrução situa-se habitualmente na transição entre o canal nasolacrimal com o meato inferior da fossa nasal.
Esta patologia pode resolver-se espontaneamente ou recorrendo a massagem do saco lacrimal até aos 6 meses de idade. A sua não resolução é uma indicação para desobstrução cirúrgica por sondagem da via lacirmal até aos 12 meses de idade.
Notícias em destaque

IOL MASTER 500 vs BIOMETRIA DE CONTATO

  As grandes vantagens da biometria realizada pelo IOL Master 500 são o não...

iTrace - Novo equipamento disponível

A Clínica Oftalmológica Dr. Horácio Correia vai ter disponível um novo...
ASCRS 2015 em San Diego

ASCRS 2015 em San Diego

O Dr. Faria Correia participou como palestrante no Congresso da American Society of Cataract and...