Clínica de Oftalmologia Dr Horácio Correia - Doença dos Olhos / Consulta de Glaucoma

Consulta de Glaucoma

Bookmark and Share


O GLAUCOMA é uma doença que afeta 4% da população devido a problemas causados pela pressão intraocular elevada. O Glaucoma danifica o nervo ótico (nervo da visão), e pode provocar uma perda parcial da visão ou mesmo a cegueira total.
O nervo ótico é a via que transmite imagens do olho para o cérebro. À medida que o nervo ótico é danificado, áreas cegas vão-se desenvolvendo, impedindo uma boa visão.
Muitas pessoas não se apercebem do Glaucoma nos seus estádios iniciais, uma vez que não há sintomas de dores e a visão central é preservada. Mais do que qualquer outra doença, o Glaucoma necessita ser detetado precocemente para que o tratamento seja bem sucedido.


Causas e Sintomas

O Glaucoma é causado por problemas no sistema de drenagem do humor aquoso ao nível do ângulo da câmara anterior. O globo ocular produz um líquido claro e transparente (humor aquoso), que é responsável pelo suprimento de nutrientes ao olho e pela manutenção da pressão ocular a níveis normais.
A pressão do olho é mantida devido a um equilíbrio entre a produção e a drenagem constante do humor aquoso.
O Glaucoma ocorre quando se desenvolve um bloqueio no mecanismo de drenagem, impedindo que o humor aquoso saia do olho a um ritmo adequado à manutenção do equilíbrio produção-escoamento. Se a pressão se mantém muito acima dos níveis normais, as fibras do nervo ótico são danificadas de uma forma irreversível.
Na maior parte das vezes o doente não tem sintomas. Quando se apercebe de uma baixa visão, significa que o Glaucoma já está avançado, daqui a importância dos exames de rotina para despiste precoce desta doença.


Exames Preventivos e Diagnóstico 
É aconselhado a realização de consulta oftalmológica anual após os 35 anos de idade, em doentes diabéticos, em familiares de doentes com Glaucoma, e em doentes portadores de miopia ou doença ocular.
No exame oftalmológico, o oftalmologista mede a pressão intra-ocular e observa o nervo ótico. Em caso de dúvida o oftalmologista pode realizar exames que confirmem o diagnóstico.


Tratamento
O tratamento tem por objetivo baixar a pressão intraocular. Na maioria dos casos são controlados com a aplicação de colírios nos olhos, durante toda a vida. Este tratamento, se não for eficaz, pode ser complementado com tratamento LASER ou mesmo cirurgia.
O Glaucoma é, habitualmente, um problema que durará toda a sua vida. Nunca suspenda o tratamento sem ordem médica.
Notícias em destaque

IOL MASTER 500 vs BIOMETRIA DE CONTATO

  As grandes vantagens da biometria realizada pelo IOL Master 500 são o não...

iTrace - Novo equipamento disponível

A Clínica Oftalmológica Dr. Horácio Correia vai ter disponível um novo...
ASCRS 2015 em San Diego

ASCRS 2015 em San Diego

O Dr. Faria Correia participou como palestrante no Congresso da American Society of Cataract and...