Clínica de Oftalmologia Dr Horácio Correia - Doença dos Olhos / Aberrometria ocular

Aberrometria ocular

Equipamentos: OPD Scan III (Nidek®) e iTrace (Tracey Technologies)

O exame de aberrometria ("wavefront") carateriza a ótica do olho para além da refração tradicional esfero-cilíndrica - miopia, hipermetropia e astigmatismo. Com isso, são medidas e caraterizadas as aberrações óticas de alta ordem, como por exemplo o coma e a aberração esférica. Esses defeitos da ótica ocular estão relacionados com a qualidade da visão, o que pode explicar diversos tipos de sintomas associados com a qualidade da visão, como halos em torno de luzes, glare ou encadeamento. Este exame permite identificar a origem e quantificar as irregularidades óticas do olho (córnea, cristalino, lentes intra-oculares ou outros elementos ópticos). 

As aberrações óticas de alta ordem não podem ser medidas ou identificadas através de nenhum outro exame da propedêutica oftalmológica tradicional. Este exame também proporciona maior precisão no estudo da refração, na ordem de 0,01 D, enquanto o exame tradicional está em 0,25 dioptrias.

O estudo de aberrometria ocular é indicado quando é necessário uma melhor caraterização da ótica do olho, nomeadamente estudo o pré e pós-operatório de cirurgias refrativas, ectasias corneanas (Ceratocone e Degeneração Marginal Pelúcida) e pós-operatório de transplantes de córnea. Pode também ser útil na avaliação de casos precoces de catarata, onde as alterações iniciais do cristalino podem determinar alterações da qualidade visual. Com esta avaliação, é possível a indicação de cirurgia de catarata de forma mais segura.

A Clínica Oftalmológica Dr. Horácio Correia disponibiliza aberrometria por 2 métodos diferentes, sendo considerados os mais precisos da atualidade:
             - Aberrometria por Optical Path Difference (OPD Scan III)
             - Aberrometria por Ray Tracing (iTrace)

Bookmark and Share


Exemplos clínicos

 

OPD

Notícias em destaque

IOL MASTER 500 vs BIOMETRIA DE CONTATO

  As grandes vantagens da biometria realizada pelo IOL Master 500 são o não...

iTrace - Novo equipamento disponível

A Clínica Oftalmológica Dr. Horácio Correia vai ter disponível um novo...
ASCRS 2015 em San Diego

ASCRS 2015 em San Diego

O Dr. Faria Correia participou como palestrante no Congresso da American Society of Cataract and...