Clínica de Oftalmologia Dr Horácio Correia - Doença dos Olhos / LASER Femtosegundo

LASER Femtosegundo


Bookmark and Share


O que é o LASER Femtosegundo?

É um tipo de laser que opera com pulsos extremamente rápidos. Estes pulsos são tão rápidos que são medidos em unidade de tempo chamados femtosegundos (Femtoseconds em inglês), Corresponde a 10-15 segundos, ou seja, um milionésimo de um bilionésimo de segundo. Este tipo de LASER cria uma “onda de plasma”, a qual se expande para longe do tecido orgânico num estado altamente ionizado, levando consigo a energia de disrupção tecidular. Em outras palavras, esta energia não danifica o tecido vizinho ao local da aplicação do LASER.

 

Para que serve o LASER Femtosegundo?

Atualmente, já tem várias aplicações na Oftalmologia, principalmente, é utilizado na área da Córnea e Cirurgia Refrativa. Este LASER permite a realização de flaps mais finos, mais precisos e mais seguros nas cirurgias de LASIK. Quando comparado ao LASIK assistido por microqueratotomo, há um grande avanço na qualidade e de segurança cirúrgicas. Outra aplicação consiste na criação de túneis no estroma corneano para implantação de segmentos de anel intra-estromal, que são usados para corrigir ceratocone ou degeneração marginal pelúcida.

 

O LASER de Femtosegundo expande o número de doentes para LASIK

Com esta tecnologia, os cirurgiões refrativos verificaram que é possível operar um maior número de doentes, incluindo alguns casos em que o LASIK era contra-indicado devido à espessura fina da córnea. Este LASER permite a criação de flaps de 100 micra, sendo mais finos e regulares em comparação com os flaps dos microsqueratótomos. Com esta abordagem há uma economização de tecido corneano. As complicações associadas ao uso de microqueratotomo, como por exemplo o free cap e o botton hole, praticamente são inexistentes com esta tecnologia.

Assim, com o LASER Femtosegundo o cirurgião sente-se mais seguro ao realizar flaps finos, com desvios menores do que 5 micra nas espessuras planeadas. A dor pós-operatória e o tempo de recuperação do doente são menores em relação à técnica convencional, permitindo um regresso mais rápido ao trabalho.

Notícias em destaque

IOL MASTER 500 vs BIOMETRIA DE CONTATO

  As grandes vantagens da biometria realizada pelo IOL Master 500 são o não...

iTrace - Novo equipamento disponível

A Clínica Oftalmológica Dr. Horácio Correia vai ter disponível um novo...
ASCRS 2015 em San Diego

ASCRS 2015 em San Diego

O Dr. Faria Correia participou como palestrante no Congresso da American Society of Cataract and...