Clínica de Oftalmologia Dr Horácio Correia - Doença dos Olhos / LASER Nd:YAG

LASER Nd:YAG

 

Bookmark and Share

 

Este tipo de LASER tem diversas aplicações na Oftalmologia, especialmente na área de Glaucoma.
Quando o tratamento médico anti-glaucomatoso não tem sucesso, outras opções terapêuticas podem ser tentadas antes de recorrer à cirurgia filtrante.

 

 

A TRABECULOPLASTIA SELETIVA a LASER é usada principalmente nos casos de glaucoma de ângulo aberto crónico (forma mais comum de glaucoma). O LASER Nd:YAG é aplicado no ângulo da câmara anterior, local por onde o humor aquoso é drenado para fora do olho. Este procedimento visa aumentar assim a sua drenagem, baixando a pressão intraocular.

 

O LASER Nd:YAG também pode ser aplicado com o objetivo de fazer um pequeno "buraco" na íris (parte colorida do olho), permitindo uma melhor circulação do humor aquoso. É procedimento de escolha em doentes com crise ou em risco de glaucoma de ângulo fechado, e é designado por IRIDOTOMIA.

Após a cirurgia de catarata, a cápsula posterior do cristalino (parte que sustenta a lente intraocular) pode opacificar - opacificação capsular posterior. Nesta situação, o doente nota uma diminuição progressiva e lenta da sua visão. Neste caso é necessário a realização de uma abertura nesta cápsula recorrendo ao LASER Nd:YAG, designado por CAPSULOTOMIA POSTERIOR. Este procedimento é simples, rápido e indolor.

 

Em geral, o período de recuperação após estes procedimentos é curto, e a  incidência de complicações é baixa. Estes procedimentos não exigem recurso a um bloco operatório. 

 

Notícias em destaque

IOL MASTER 500 vs BIOMETRIA DE CONTATO

  As grandes vantagens da biometria realizada pelo IOL Master 500 são o não...

iTrace - Novo equipamento disponível

A Clínica Oftalmológica Dr. Horácio Correia vai ter disponível um novo...
ASCRS 2015 em San Diego

ASCRS 2015 em San Diego

O Dr. Faria Correia participou como palestrante no Congresso da American Society of Cataract and...